Escolher o nome de seu negócio é um passo muito importante, já que vai constituir a identidade de sua marca e como seu negócio será conhecido. Nesse post vamos falar de nomes para lojas virtuais de acessórios.
O processo de criação seja do nome de um negócio ou produto/ serviço deve fazer parte de uma estratégia corporativa. Isso porque, essa escolha pode favorecer para que o desenvolvimento do negócio seja acelerado.
Com a concorrência cada vez maior, um nome diferenciado vai fazer com que seu negócio se destaque. A busca do nome perfeito requer uma pesquisa mais aprofundada e até mesmo conhecimentos de linguísticas.
O que um nome perfeito deve ter
Na escolha de nomes para lojas virtuais de acessórios perfeitos é preciso que se pense nas seguintes premissas:
- Seja simples;
- Fácil de pronunciar
- Fácil de ler e escrever;
- Marcante e memorável;
- Traduzir aquilo que seu negócio passa;
- Gere associações positivas;
- Seja legalmente protegível, isto é, é necessário tomar muito cuidado para não pegar um termo que já esteja registrado.
Na escolha do nome de seu negócio é preciso pensar em um termo autêntico que faça com que sua empresa se destaque de forma única.
Como saber se o nome de uma empresa já existe
Se você quer criar um nome exclusivo para seu negócio, de forma que a identidade de sua empresa não se confunda com outra que já existe e também não tenha problemas com a lei, o primeiro passo é procurar o nome no Google.
Depois disso, você deve pesquisar no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza uma base de marcas para consulta pública. O site para busca é: https://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT
O ideal é que a busca seja criteriosa considerando não apenas o nome completo, mas também a pesquisa fonética, prefixo e variações.
O próximo passo é fazer a consulta online ou presencial na Junta Comercial do seu estado. A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registros de atividades relacionadas à empresas.
Se a sua marca já existe, o ideal é buscar outro nome e, quando achar o termo perfeito e que ainda não foi registrado, você deve fazer o registo.
Se você quer fazer um site para seu negócio, o domínio pode ser consultado no site Registro.BR (https://registro.br/).
Dicas para escolher nomes para lojas virtuais de acessórios
Quem vende online sabe a importância de escolher um bom nome que seja a cara do seu negócio e dos produtos que você vende.
Como você vai vender online, evite que o nome seja limitado geograficamente. Assim, na hora de escolher nomes para lojas virtuais de acessórios esqueça colocar nome de bairros, cidades e até mesmo estados.

O nome da sua loja de acessórios deve estar de acordo com os produtos vendidos.
Isso vai fazer com que você esteja aberto para vender para outras localidades que não seja onde a sede de sua loja está.
Antes de escolher o nome perfeito, vale a pena dar uma olhada na concorrência e atentar para a concorrência e o que tem funcionado para lojas de sucesso.
Indicamos que você evite colocar nomes que sejam parecidos a de marcas mais conhecidas, pois isso evita que haja confusão e associações.
É preciso ainda considerar o seu público-alvo. Que tipo de acessórios você vai vender? Seu público será predominantemente masculino ou feminino? Qual a idade predominante do seu cliente? A partir das respostas dessas perguntas já é possível ir construindo a marca de sua empresa.
Por ser uma loja virtual os nomes curtos facilitam na hora da busca e também para pronunciar e serem lembrados.
É preciso ainda tomar cuidado com trocadilhos erros e duplo sentidos. Atente se a gramática está correta e se o nome diz exatamente aquilo que você pretende.
O uso de palavras estrangeiras pode ser uma boa se os termos já são bastante conhecido do grande público, mas também pode trazer complicações para o entendimento ou até mesmo na hora de escrever ou pronunciar.
Atente também para nomes com acento, símbolo ou cedilha que podem causar confusão na hora de se criar um endereço virtual.
Ideias de nomes para lojas virtuais de acessórios
A seguir, confira alguns nomes de lojas de acessórios para você se inspirar:
- Tudo Acessórios
- E-acessórios
- Bella biju (para lojas de bijuterias)
- Loja das manas (para e-commerce de produtos femininos)
- Acessórios.com
- SEUNOME OU INICIAIS-acessórios (se você quer dar uma cara mais pessoa a sua loja)
Como você pode ver, o processo de encontrar o nome perfeito para uma loja virtual de acessórios pode pedir um pouco de pesquisa e análise. O ideal é que o nome escolhido esteja de acordo com aquilo que você vai vender e também converse sua clientela e público alvo, ou seja, as pessoas devem se identificar com aquilo que está sendo proposto por sua marca.
A criação da logomarca também faz parte desse processo de identidade e deve estar de acordo com o nome escolhido.
O trabalho de divulgação e marketing vai fazer com que sua marca fique conhecida. Para isso, é essencial ter um planejamento em curto, médio e longo prazo. Este planejamento também vai fazer com que o retorno financeiro seja como o esperado. Seguindo nossas dicas com certeza sua loja virtual de acessórios será um sucesso!