Decidir o nome de uma empresa certamente é um dos momentos que causam mais aflição aos empreendedores. Nesse post vamos dar dicas de nomes para empresas de fotografia.
O nome é a denominação que vai transparecer e resumir a essência do negócio. É a partir dele que o consumidor vai ter a primeira impressão e reconhecer a empresa no meio de tantas outras. Em resumo, o nome vai traduzir a sua marca.
Ideias de nomes para empresas de fotografia
Os nome de empresas de fotografia sempre carregam consigo a adição de termos como: Estúdio (Studio) Fotográfico; Fotografia; Photos; Produção fotográfica, etc.
A seguir, veja uma lista de sugestão de nomes para colocar em uma empresa de fotografia:
- Luz
- Eternizar
- Memórias
- Captar
- Cliques e sonhos
- Para sempre
- Filme da vida
- FotoArt
Posso usar meu próprio nome para a minha empresa de fotografia?
É comum os fotógrafos usarem seu próprio nome para nomear seu estúdio de fotografia. A vantagem de usar seu nome de registro é que ajuda no reconhecimento profissional, já que de forma automática a empresa vai ser associada ao trabalho que você já fez.
Em caso de ser um fotografo inciante, seu trabalho pode não ser ainda muito conhecido, mas esta é uma ótima forma de consolidar sua carreira a medida que vai realizando trabalhos e captando clientes.
Além disso, inserir seu nome na empresa comunica aos clientes que a sua empresa possui o seu olhar, único e autoral, a diferenciando das demais.
A desvantagem de colocar o seu nome na empresa é que de certa forma limita o seu negócio, já que passa aos clientes a impressão de que você atua sozinho.
Além disso, se você quiser montar uma equipe, alguns fotógrafos podem não aceitar fazer parte de um negócio que possui o nome de outra pessoas.
Assim, não há uma regra definida, vale o bom senso para ponderar os prós e contras na hora de escolher colocar seu nome no estúdio de fotografia.
Dicas para escolher o nome de sua empresa de fotografia
A seguir, confira 11 dicas para usar na hora de pensar o nome de sua empresa de fotografia:
1. Inclua palavras-chaves, pois é uma forma de fazer com que sua empresa seja encontrada quando o clientes buscá-las na internet. Algumas palavras-chaves relacionadas à empresas de fotografia são: foto, estúdio, imagens, cliquem foco, etc;
2. Tente incluir sentimentos no nome escolhido, como amor, amizade, saudade, qualidade, confiança, etc;
3. Foque no conceito de eternização de momentos;
4. Destaque a personalidade do seu trabalho. Ou seja, as características do seu trabalho e tipos de ensaio que mais faz. Há fotógrafos, por exemplo, que são especializados em fotos de recém-nascidos, outros atuam em editoriais de moda e há aqueles que são especializados em jornalismo… Os ramos de atuação na fotografia são muitos. Por isso, busque incluir essa marca no nome escolhido para um reconhecimento mais rápido de seu trabalho;
5. Busque inovação. Para isso, analise o que seus concorrentes estão fazendo e pense em soluções inovadoras para seu negócio;
6. Analise seu público-alvo e busque formas de dialogar com ele e fazer com que haja identificação com seu negócio;
7. Atente para a pronuncia e grafia. Nomes complicados acabam segregando e afastando uma parcela promissora do público. Certamente, não é isso que você deseja;
8. Tenha preferência por nomes simples, curtos, pois esses costumam ser mais memoráveis;
9. Pesquise se outra empresa já use o nome que você escolheu. Isso porque, você pode ter problemas com a justiça e ser acusado de plágio. Além disso, mudar o nome de uma empresa após anos de atuação pode causar danos em relação ao reconhecimento por parte do público.
10. Se for usar palavras estrangeiras, atente para a grafia e tradução;
11. Se quiser incorporar ao nome algum tipo de trocadilho ou duplo sentido, analise com atenção para não ficar ofensivo para alguma parcela social.
Com essas dicas, certamente vai ficar mais fácil escolher o nome perfeito para sua empresa de fotografia. Por fim, voltamos a destacar que na hora de decidir, pense na essência do seu negócio e no público que deseja alcançar.