Nomes para cervejaria

As cervejarias são locais ou empresas que se fabricam ou consome cerveja. Neste post vamos falar sobre dicas de nomes para cervejaria.

Atualmente, muitas pessoas e empresas estão investindo na produção de cerveja artesanal. Há até mesmo cursos para ser um cervejeiro.

Assim, em todo o Brasil cervejarias pequenas passaram a apostar na produção de cervejas com uma qualidade superior e também com o preço acima do que é vendido no mercado.

Isso porque, essas cervejas são produzidos em uma escala menor e com o processo industrial diferenciado.

Ideais de nomes para cervejaria

Não escolher bem o nome de sua cervejaria pode até mesmo arruinar seu empreendimento. É preciso que ele tenha uma boa pronúncia, além de ter fácil escrita e memorização.

Nomes para cervejaria

Se você está pensando em abrir uma cervejaria ou um bar que venda somente cervejas artesanais, o ideal é escolher um nome que remeta à cerveja. Ou ainda uma marca que esteja relacionado com a composição e essência da bebida.

A seguir, confira alguns termos que podem fazer parte do nome de sua cervejaria:

  • Bier (cerveja em alemão)
  • Beer (cerveja em inglês)
  • Cerveja
  • Malte (base da cerveja)
  • Lúpulo (flor que faz parte da composição das cervejas e que dar à bebida amargor)

Além dos termos que falamos acima, você pode colocar um nome que seja importante para você, como o nome de uma banda, cidade, livro, etc.

Confira abaixo algumas ideias de nomes de cervejaria:

  1. Hot Beer
  2. Old beer
  3. Das Gut Bier (A cerveja boa, em alemão)
  4. Cervejaria nacional
  5. Beba bem
  6. Bar beer
  7. Empório das brejas
  8. Rock Pub
  9. Pub Beer

Como definir a marca de uma cervejaria

Para firmar a marca de sua cervejaria no mercado é preciso atentar em alguns pontos. Vale ressaltar que a marca não é somente o nome e o logotipo, mas a forma que o público interage, o que você pretende oferecer oferecer a seus cliente e a postura de quem trabalha com você.

Assim, é essencial você encontrar a essência de sua cervejaria, ou seja, as características principais dos produtos e/ ou serviço que você quer oferecer.

Atualmente, o público consumidor busca muito mais que um produto. Eles querem uma experiência e optar por serviços que compactuam com seus valores. Desse, é essencial se conectar com seu público alvo para haver a fidelização do mesmo.

Uma boa estratégia de marketing que inclua o uso das redes sociais e também de outras mídias para firmar uma relação com os clientes e também os possíveis cliente. Vale lembrar que as cervejarias se destacam por conta de oferecer aos clientes composições únicas. Então, aposte nisso!

Como saber se o nome de uma empresa já existe

Agora que você já pegou as dicas do que é importante para compor o nome e a identidade visual de uma cervejaria, saiba que é preciso atentar para a parte legal do processo.

É imprescindível verificar se o nome que você escolheu pode ser registrado. A originalidade é um ponto de extrema importância. Assim, tanto o nome quanto a identidade visual precisam ser únicas.

A primeira pesquisa do nome que você escolheu deve ser feita no Google. Nessa primeira pesquisa você vai ver se há algum site ou rede social com o nome que você pensou. Se você pretende fazer um site da sua cervejaria, o que é recomendado para criar autoridade para seu negócio, a pesquisa se o domínio está livre pode ser feito no site do Registro.BR (https://registro.br/).

Após essa etapa mais superficial, a próxima busca deve ser feita no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que possui uma base de marcas para consulta pública. O site para busca é: https://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT

A busca no INPI precisa ser criteriosa. No site, você vai ver diversos campos para fazer uma busca detalhada.

Depois dessa busca, caso o nome que você deseja esteja livre, faça a consulta da Junta Comercial de seu estado. A junta é o órgão responsável pelo registros de atividades de empresas. Essa busca pode ser presencial ou online.

Se o nome que você deseja já existe ou ainda há um muito parecido com ele que pode confundir as marcas, o mmais indicado é pensar em outro nome que também se relacione bem com a proposta de sua cervejaria. Quando achar o nome perfeito, faça o registro o quanto antes para poder usufruir da marca.