As cervejarias são locais ou empresas que se fabricam ou consome cerveja. Neste post vamos falar sobre dicas de nomes para cervejaria.
Atualmente, muitas pessoas e empresas estão investindo na produção de cerveja artesanal. Há até mesmo cursos para ser um cervejeiro.
Assim, em todo o Brasil cervejarias pequenas passaram a apostar na produção de cervejas com uma qualidade superior e também com o preço acima do que é vendido no mercado.
Isso porque, essas cervejas são produzidos em uma escala menor e com o processo industrial diferenciado.
Ideais de nomes para cervejaria
Não escolher bem o nome de sua cervejaria pode até mesmo arruinar seu empreendimento. É preciso que ele tenha uma boa pronúncia, além de ter fácil escrita e memorização.
Se você está pensando em abrir uma cervejaria ou um bar que venda somente cervejas artesanais, o ideal é escolher um nome que remeta à cerveja. Ou ainda uma marca que esteja relacionado com a composição e essência da bebida.
A seguir, confira alguns termos que podem fazer parte do nome de sua cervejaria:
- Bier (cerveja em alemão)
- Beer (cerveja em inglês)
- Cerveja
- Malte (base da cerveja)
- Lúpulo (flor que faz parte da composição das cervejas e que dar à bebida amargor)
Além dos termos que falamos acima, você pode colocar um nome que seja importante para você, como o nome de uma banda, cidade, livro, etc.
Confira abaixo algumas ideias de nomes de cervejaria:
- Hot Beer
- Old beer
- Das Gut Bier (A cerveja boa, em alemão)
- Cervejaria nacional
- Beba bem
- Bar beer
- Empório das brejas
- Rock Pub
- Pub Beer
Como definir a marca de uma cervejaria
Para firmar a marca de sua cervejaria no mercado é preciso atentar em alguns pontos. Vale ressaltar que a marca não é somente o nome e o logotipo, mas a forma que o público interage, o que você pretende oferecer oferecer a seus cliente e a postura de quem trabalha com você.
Assim, é essencial você encontrar a essência de sua cervejaria, ou seja, as características principais dos produtos e/ ou serviço que você quer oferecer.
Atualmente, o público consumidor busca muito mais que um produto. Eles querem uma experiência e optar por serviços que compactuam com seus valores. Desse, é essencial se conectar com seu público alvo para haver a fidelização do mesmo.
Uma boa estratégia de marketing que inclua o uso das redes sociais e também de outras mídias para firmar uma relação com os clientes e também os possíveis cliente. Vale lembrar que as cervejarias se destacam por conta de oferecer aos clientes composições únicas. Então, aposte nisso!
Como saber se o nome de uma empresa já existe
Agora que você já pegou as dicas do que é importante para compor o nome e a identidade visual de uma cervejaria, saiba que é preciso atentar para a parte legal do processo.
É imprescindível verificar se o nome que você escolheu pode ser registrado. A originalidade é um ponto de extrema importância. Assim, tanto o nome quanto a identidade visual precisam ser únicas.
A primeira pesquisa do nome que você escolheu deve ser feita no Google. Nessa primeira pesquisa você vai ver se há algum site ou rede social com o nome que você pensou. Se você pretende fazer um site da sua cervejaria, o que é recomendado para criar autoridade para seu negócio, a pesquisa se o domínio está livre pode ser feito no site do Registro.BR (https://registro.br/).
Após essa etapa mais superficial, a próxima busca deve ser feita no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que possui uma base de marcas para consulta pública. O site para busca é: https://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT
A busca no INPI precisa ser criteriosa. No site, você vai ver diversos campos para fazer uma busca detalhada.
Depois dessa busca, caso o nome que você deseja esteja livre, faça a consulta da Junta Comercial de seu estado. A junta é o órgão responsável pelo registros de atividades de empresas. Essa busca pode ser presencial ou online.
Se o nome que você deseja já existe ou ainda há um muito parecido com ele que pode confundir as marcas, o mmais indicado é pensar em outro nome que também se relacione bem com a proposta de sua cervejaria. Quando achar o nome perfeito, faça o registro o quanto antes para poder usufruir da marca.