Nomes de barraca de festa junina

As festas juninas são uma tradição no mês de junho. Neste post vamos dar ideias de nomes de barraca de festa junina.

As festas juninas ocorrem em todas as regiões do Brasil, em especial no Nordeste. Esses festejos foram trazidos para o nosso país pelos portugueses no século XVI.

No começo a festa tinha uma conotação religiosa, sendo uma homenagem para São João e Santo Antônio. As origens dessas festas, entretanto, podem estar relacionados às festividades pagãs que ocorriam na Europa na passagem da primavera para o verão (Solstício de verão).

Durante as festas juninas, as danças típicas, como as quadrilhas, as comidas à base de milho e brincadeiras são tradicionais. Outra característica bastante difundida é se vestir de forma caricata com roupas de estampas quadriculadas que remetem à roça.

Ideias de nomes de barraca de festa junina

As barracas nas festas juninas são grande atração para o entretenimento, sejam elas barracas de comidas, brincadeiras ou até mesmo as tradicionais barracas do beijo.

Ter nomes atrativos certamente vai fazer com que sua barraca tenha muitos visitantes. Além do nome, que deve estar ligado a essa temática junina é essencial também apostar em uma decoração temática bacana, com muitas bandeirinhas, que são a cara do São João.

Embora a Festa Junina seja sinônimo de diversão, para muitos esta também é uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra com a venda de comidas e acessórios durante o festejo.

Na hora de escolher o nome de barraca de festa junina, vale a pena apostar em elementos que vão fortalecer e caracterizar seu evento. Por exemplo, se a festa for da faculdade, do condomínio ou bairro que você mora, a dica é incluir nomes ou elementos que remetem a esse lugar.

Se a festa junina for a comemoração de um aniversário, uma boa ideia é fazer relação com o nome do aniversariante, idade e/ou coisas que ele goste.

A seguir, confira algumas ideias de nomes de barraca de festa junina:

  • Quitutes juninos: para barracas de comidas;
  • Barraca do amor: para barracas do beijos ou ainda para aquelas em que os participantes podem enviar torpedos apaixonados;
  • Quentão do bão: para barracas de vendem quentão vale uma brincadeira com o modo de falar do interior;
  • O melhor do Arraiá: serve para barracas com temáticas diversas;
  • Beije e pague: para barracas do beijo;
  • Barraca de São João: Uma homenagem a um dos principais santos da festividade;

O que não pode faltar em uma Festa Junina

Agora que você já tem ideias de nomes de barraca de festa junina, veja o que não pode faltar para fazer uma festa junina de arrasar:

1. Bandeirolas: certamente são a caracterização mais marcante de uma Festa Junina. Trata-se de bandeirinhas cortadas em diversas cores, que já vendem feitas ou você mesmo pode fazer. Além das bandeirolas, os balões de papel cartão também fazem parte da decoração dos festejos;

2. Quadrilha: As quadrilhas são a dança típica da festividade. Ela pode ser ensaiada ou improvisada na hora, já que os passos são simples e conhecidos de todos. Um animador é responsável por ditar os passos e também ditar as frases características como “Olha a chuva”, “Olha cobra, “É mentira”, etc.

3. Fogueira: As fogueiras também são elementos característicos das Festas Juninas. Há quem diga que elas representam a purificação contra os más espíritos e também uma forma de agradecimento e homenagem aos santos. Por isso, as fogueiras frequentemente são acesas em dias de santo. Nos meses de junho, em que a temperatura cai nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, elas também ajudam a aquecer os participantes da festa.

4. Comidas e bebidas típicas: certamente um dos principais pontos dos festejos juninos. O cardápio é extenso e o milho é o grande protagonista; A pamonha, curau, bolo, pé de moleque, maçã do amor, canjica e entre outros alimentos estão presentes nas comidas típicas da Festa Junina.

Entre as bebidas, o quentão é o mais conhecido. Trata-se de uma mistura quente de vinho ou cachaça, canela e gengibre. O quentão é mais popular nas regiões de temperatura mais baixa, como o Sul do Brasil. No Nordeste e Norte onde a temperatura esse ano é bastante alta ele não é muito usual.

5. Trajes e caracterização típicas: As roupas tradicionais das festas juninas são as roupas quadriculadas. Em algumas regiões, como o Norte e o Nordeste, os motivos florais também são muito frequente. Usar chapéu de palha, laços, trançar os cabelos, fazer pintinhas no rosto e pintar um dente de preto como se tivesse estragado também é parte da caracterização;

6. Casamento de mentira: O casamento frequentemente ocorre na quadrilha e é muito divertido. Além dos noivos, que podem ou não ser um casal, há um padre de mentira para celebrar a união.

Com essas dicas, certamente a sua Festa Junina vai ser mais fácil organizar a sua Festa Junina. O mais importante é aproveitar para se divertir muito nessa época do ano!